10.12.10

Ensinar a escalar

Aloha galera!

Então, hoje resolvi escrever um pouco sobre o que a maioria, senão todos os escaladores passam.
É fato que todos os seus amigos sabem que você escala, sempre falam das suas fotos absurdas, dos visuais, e tal, e SEMPRE tem aquele que te pede: "Me ensina a escalar ?"

As pessoas acham que escalar se pode ensinar do mesmo jeito que se ensina a jogar futebol, jogar vôlei, nadar, ou qualquer outra coisa, mas é BEM diferente.
A escalada inclui várias variáveis que tornam o esporte potencialmente perigoso, e não se pode sair levando qualquer um para a pedra.

Eu mesmo, tenho vários amigos que me pedem para ensinar a escalar. Toda hora me pedem, me enchem o saco para eu ensinar, mas eu sempre desconverso, porque é uma situação delicada. O cara cai, se machuca e o responsável é você, e acidentes podem sempre acontecer, até mesmo com quem escala há anos os acidentes acontecem, então imagina com uma pessoa que nunca escalou.

Outro fator muito importante nessa questão é que o sujeito que quer aprender a escalar nunca manuseou um equipamento de escalada, e os equipamentos são realmente complicados, são vários, as funcionalidades, e sobretudo os nós!
Um único nó errado pode ser o suficiente para acarretar uma queda e na pior das hipóteses levar a um acidente fatal!

Sempre que aparecer alguém querendo escalar indiquem um curso! Têm vários cursos de escalada homologados pela FEMERJ. Tem curso nos clubes excursionistas, na Companhia da Escalada, os próprios guias reconhecidos pela AGUIPERJ.

Um recado para quem escala - não levem seus amigos para escalar, eles podem se acidentar feio, e você não vai poder fazer nada, não vai ter noção de socorro!
Um recado para quem quer escalar - não encham o saco dos seus amigos escaladores para te ensinarem a escalar, peçam dicas de onde fazer um curso, façam o curso e depois de terem feito o curso encham o saco para escalarem juntos, mas até então não façam nada! Vocês podem se acidentar, o amigo de vocês não vai saber fazer o resgate e socorro necessário, e tudo vai gerar uma situação muito complicada!

Segue abaixo alguns links interessantes:
http://www.femerj.org/
http://www.companhiadaescalada.com.br/index.html
http://www.fememg.org/

Por hoje é só!
Abraços e boas escaladas!