30.5.12

Entrevista com Tosco Mammut

Aloha galera!

É isso mesmo, o "Diário de Um Escalador" entrevistou um ícone da escalada brasileira, o cara que é o mais roots dos roots, importante personagem da escalada que alegra nossos dias com suas pérolas, Tosco Mammut!


Tosco, como você entrou no mundo da escalada?
Bom, foi meio que treta de mãinha. Ela tava pegando um coroa que era guia de montanha de um clube excursionista do Rio, mas não da para dizer o nome do coroa aqui, acho que o cara era casado, e isso nunca foi problema pra mãinha. Daí o cara me levava para montanha quando não estava dando uns apertos na mamãe, foi até uma fase legal enquanto durou (duas semanas).
Depois que mãinha chutou o cara e trocou ele por um mergulhador (nas palavras Dela; ele ia mais fundo.)tive que me virar. Mãe dizia que para escalador; só o cume interessa, e ela num tava lá para liberar o cume pra ninguém. Daí eu fiquei por conta própria mesmo.


Todo mundo sabe que seu estilo musical preferido é Rock N' Roll, você faria uma versão "Ai Se Eu Te Pego" com o Metallica ?
Tava pensando nisso num sabe?  Se você conseguir cantar com os dentes frouxos depois de eu quebrar sua cara, até animo de cantar esta dádiva da MPB.

Você é famoso pela barba e afins, você se depila ou é mais o estilo homem das cavernas ?
Depois que vi sua mãe depiladinha até tive vontade de fazer a barba, mas ela disse que gostava assim como esta, diz que faz cócegas quando....é serio que você quer levar esta entrevista até o final?

Boulder, esportiva, tradional ou alta montanha ?
Então, gosto de tudo, não escolho muito, o que vier ta de boa. Escalador tem que ser completo e não se queixar do que tem pro dia. Se tenho grana, vou para alta montanha, se não tenho, vou para o parquinho pagar umas barras, o lance é se manter em atividade.


Você escalou com muitas pessoas diferentes, quem é o mais doidão e com quem você curtiu mais dividir a corda ?
Não tenho muitos amigos normais, então toda cordada é sempre a melhor, meu melhor amigo é meu cãozinho Torresmo, se ele escala-se seria meu melhor parceiro de cordada.

Você aprova as camisas da Up Climbing ? Qual a melhor ?
Aprovo, e a melhor são as de graça..hehehe.

Você já engravidou duas mulheres, menino ou menina ? Quais os nomes ?! Vai ensiná-los a escalar ?
P%#&@, os filhos não eram meus e eu pulei fora.  A japa que tracei em Sampa tava de barriga do vocalista de uma banda cover dos Beatles. A mulher maravilha teve gravidez psicológica, alem de pilotar um avião invisível ela escutava vozes, eu piquei a mula e sigo sozinho em busca da minha cara metade..mas sem muita presa é claro..rs.

O que você diria para o Chris Sharma se encontrasse ele na parede?
Bunito dia não?


Sasha DiGiulian, Alex Puccio ou Mina Markovic?
Mano, sem sombra de dúvida Danielle House, miss Canadá 1996.


Todos sabemos que você escala muito pelo Brasil e pelo mundo, qual o lugar que mais gostou de escalar ? Que via ?
Difícil responder essa, mas vou tentar; Curti muito escalar na Europa, mas o lugar que mais me sinto em casa fora do Brasil é a Patagônia. No Brasil, escalar na terrinha é o que há, mas em ambas, não da para escolher a melhor via.


Você acha que o Rio de Janeiro é um bom lugar para se aprender a escalar?
P#%&@, o Rio é f&%@ para c@&%$#o ta ligado?  Tudo pertinho, é só pegar o busão na isxquina que tu ta na rocha e já é! ai tu ta escalando para c@&%$#o ta ligado.
 - Véio, o Rio é massa de mais
.

O que você não dispensa depois de um dia de escalada?!
Cerveja gelada com os amigos e uma boa noite de sono.

Gri-gri ou Sum ?
Tinha uma pergunta melhor para fazer não?? Bom, já que insiste; uso pouco o Gri-gri e nunca usei o Sum. Confio no velho e bom ATC para parede, mas gosto muito do Gri-gri nas esportivas.



A pergunta que não quer calar, todos os escaladores querem saber disso.
Praia ou montanha?
Precisa responder?? Hehehe.

Tosco, o que acha do Blog Diário de Um Escalador?
Não conhecia, não gosto de internet. Uso o facebook para os amigos e só. Internet só para fuçar croquis de vias ou ver mulher pelada, teu blog é a ultima coisa que leria na web. Coloca umas fotos de mulher pelada no teu blog que quem sabe dou moral.

Algo a acrescentar?
Queria mandar um beijo para minha mãe, pro meu pai (Se eu soubesse quem é, já era muito bom) e para moçada do climbing;  Kamon pra rocha negada!

Muito obrigado pela entrevista Tosco, e sucesso nas suas loucuras, e vê se encapa o bico do bule para não aparecerem mais loucas falando que estão grávidas!
Agradece mesmo, não tenho menor saco para este tipo de coisa, dar entrevista, olha só veja você, isso é coisa pra gente famosa. Só sou famoso no boteco aqui perto de casa, o dono já me conhece de longe e vive me cobrando a pendura. Quanto a encapa o bico do bule: pode deixar, vou lembrar disso quando esbarrar com sua mãe novamente na balada, hehehe.

É isso aí galera, por hoje é só, mas teremos mais entrevistas por aqui!

Nosso próximo entrevistado será Atila Barros, o autor do Tosco, e de dois livros de escalada. Já escalou montanhas pela América do Sul, e recentemente esteve na Europa explorando os points de escalada por lá!
Quem quiser mandar uma pergunta é só entrar em contato através do raman.reis@gmail.com.

Abraços e boas escaladas!