5.6.12

Evento em Homenagem ao Paulo Macaco

Aloha galera!

Como a maioria de vocês sabem, nesse último sábado (02) aconteceu na Reserva Florestal do Grajaú um evento em homenagem ao grande escalador que perdemos recentemente, Paulo Macaco.



No meio pouco tempo que tive consegui dar uma passada para tirar umas fotos, e fazer uma entrevista com o Felipe Zamith, organizador do evento.

Da onde surgiu a idéia de fazer o evento em homenagem ao Paulo Macaco ?
Infelizmente, há um mês atrás o Paulo Macaco, um grande escalador brasileiro, primeiro atleta a vencer um sulamericano que teve aqui no Brasil, em 1989 se não me engano, ele faleceu e a gente tinha que fazer uma homenagem. Por outro lado a Vera, esposa dele, que tem certas dificuldades financeiras porque o Paulo estava muito tempo sem trabalhar por dificuldade, em função das doenças que ele teve. Então nós, amigos deles, resolvemos fazer um evento para justamente angariar fundos para a Vera. O que nós pensamos ? Fizemos uma camisa para ser revendida, rifa de equipos e chamamos alguns parceiros, que são empresas que já ajudavam o Paulo enquanto vida. Esses parceiros atenderam prontamente e ofereceram materiais para que a gente ofertasse, não só como premiação de desafios, mas como rifas. Então conseguimos chamar uma galera, a comunidade, que atendeu prontamente, e essa é a festa, a idéia do evento é esse, unir o pessoal, e angariar fundos para a Vera.

Como foi feita a escolha dos boulders da competição ?
Uma homenagem que a gente resolveu fazer ao Paulo foi justamente reativar alguns boulders dele com pouquíssima repetição. O Paulo abriu vários boulders aqui, uns com grande dificuldade e que tinham pouca repetição, então nós viemos aqui antes, limpamos os boulders, reativamos eles, e aí escolhemos alguns. Os atletas só ficaram sabendo qual ia ser o boulder escolhido na hora. Então nós limpamos todos os boulders do Paulo aqui, justamente para também quando a gente reativa a obra dele, ele é lembrado por mais tempo.

Qual nivel de importância que você dá para esse evento, divulgar mais o nome do Paulo Macaco que todo mundo sabe que foi um grande ícone ?
O Paulo Macaco em si já é muito conhecido no meio, todo mundo sabe quem é o Paulo. A importância principal desse evento é justamente ajudar a Vera, que foi a sua esposa e que teve ao seu lado sempre, e que sempre participou dessa família da escalada e agora passa por um momento de dificuldade não só por ter perdido o marido, como por questões financeiras, e aí a comunidade da escalada entrou justamente para tentar ajudá-la.
 
Você teve a idéia desse evento sozinho ?

Não não, nunca a idéia é sozinho, de repente eu que consegui organizar, mas a ideía é do grupo aqui do grajaú, o pessoal teve a idéia e aí a gente organizou.
 
Pretende fazer outro ?

Não sei, não sei, de repente se a galera quiser a gente pensa outra coisa, mas no momento não.

O evento contou ainda com um "desafio de boulder", masculino e feminino.
Desafio de boulder feminino - Minissaia
1a - Viviane Noé Girassol (cadena)
2a - Mariana Penteado Kujawski Freitas (cadena)
3a - Andrezza Oliveira

Demais competidoras: Alessandra Marques Castro, Graziela Oliveira e Bruna Ribeiro Gomes




Desafio de boulder Masculino - Olhos de Fogo e Super Oitavão
1o - Fábio Muniz (cadena)
2o - Martino Singenberger (cadena)

Demais competiores: Diego, Daiti Hamanaka, Guilherme Ferraz, Antonio Sergio Monteiro Ramos, Gabriel Ribeiro, Daniel Olho, Felipe De Menezes Assad




O desafio de boulder contou ainda com a ajuda da Patrícia Mattos na organização e seleção dos boulders. A premiação para os vencedores dos desafios foi ofertada pelos parceiros Verticale, Makalu, Equinox, Vdoze Agarras, A5 e 4Climb:
  • 1 mochila Equinox 25l
  • 3 Super Chalks 4Climb
  • 1 Mochila Rox CAMP 40l
  • 1 Saco de Dormir Ec Tube 100 CAMP
  • 2 Magnesios Chunky Chalk CAMP 300g
  • 2 jogos de agarras Vdoze
  • 2 Calsas/bermuda Makalu (F/M)
  • 2 Flecee Makalu (F/M)
  • 1 Seguda pele Makalu (F/M)
  • 1 Mochila Deuter
  • 2 camisas A5
  • 2 garrafas de água Foldable
  • 1 calsa comprida
Tiveram também vários brindes que foram rifados ao valor de R$10,00:
  • 3 mochilas Equinox 25L
  • 4 Super Chalks 4Climb
  • 4 jogos de agarras Vdoze Agarras
  • 4 camisas A5
  • 3 Mensalidades no muro de escalada
Todo dinheiro arrecadado no evento foi doado a Vera, esposa do Paulo, que faz parte dessa nossa grande família da escalada, e que passa por dificuldades por ter cuidado dele no final de sua estadia neste mundo em que vivemos. O total da arrecadação doada à Vera foi de R$1860,00.


É isso aí galera!
Abraços e boas escaladas!