15.6.12

O Que é Escalada ?

Aloha galera!

Então, hoje vou começar com uma pequena série de matérias para a galera que não escala, mas é entusiasta que quer aprender sobre, e quem sabe até aprender a escalar.

A série será semanal, a cada semana uma matéria nova será colocada, e para essa primeira matéria escolhi começar do básico, falar o que é a escalada, e as suas modalidades.



Escalada é a progressão vertical em rocha com variações na sua angulação, chegando em alguns casos a "deixar de ser parede e virar teto", com o objetivo de se atingir o cume.

Mas a escalada não é simplesmente isso, e nem é aquela vulgar com a corda "amarrada" no escalador, e vai subindo" e "prendendo a corda na pedra". Ela possui variantes que fazem com que exista diferentes modalidades, sendo elas: boulder; tradicional; esportiva; em gelo; mista e indoor. E não só as modalidades, mas existem diferentes formas de progressão, são elas: proteção fixa; proteção móvel; artificial; solo.

Vamos começar a explicar cada uma delas separadamente, começando pela mais simples, o boulder.

Boulder:


Nessa modalidade é realizada a escalada de pequenos blocos, que acontece sem o uso de corda, cadeirinha, fitas ou mosquetões, o escalador dispõe somente de sapatilha, saco de magnésio, e o crash pad (uma espécie de colchão colocada na base do boulder para amortecer uma possível queda do escalador). Apesar de ser pequeno (variam entre 3m a 7m, alguns até maiores), o boulder tem uma exigência muito grande principalmente de força, e um alto nível técnico também.


Escalada Tradicional:


A escalada tradicional é a mais "conhecida", ela que é a modalidade que faz o uso de todos os equipamentos básicos como corda, cadeirinha, fitas e mosquetões, além da sapatilha e do saco de magnésio, é claro. Nessa modalidade as vias("caminhos" na rocha) têm tamanho variado, não existe um parâmetro nelas.

Na escalada tradicional temos diversas formas de progressão, na escalada em artificial o escalador praticamente não escala, progredindo fazendo o uso de fitas e mosquetões. Existe também a escalada em proteção móvel, aonde o escalador coloca o equipamento de proteção móvel (friend, nut, excentric, e outros) na rocha, fazendo com que esta seja o ponto até onde ele vai cair. A escalada em móvel (como usualmente é chamada) é realizada em locais que possuam fendas, porpiciando a utilização de tal equipamento. Existe também a escalada em proteção fixa (grampos ou chapeletas), estas já estão fixadas na rocha, que são colocadas pelo conquistador da via.


A progressão é feita uma pessoa por vez, enquanto um escala o outro dá segurança com o equipamento apropriado para tal. O primeiro que escala é chamado de guia e o outro de participante. Quando o guia chega numa parada (pontos pré-determinados no croqui, uma espécie de mapa da via), ele faz uma equalização e sua ancoragem (fixação a rocha), e o participante começa a escalar com a corda por cima, logo se este escorregar ficará pendurado pela corda, não corre risco de queda.

Escalada Esportiva:









A escalada esportiva pode-se dizer que é uma via tradicional em pequenas proporções (menor "tamanho"), porém com um pequeno detalhe, exige um grande nível técnico do escalador. Nessa modalidade somente um escalador a faz, ficando o outro na base da via dando a segurança. As vias de escalada esportiva geralmente possuem tamanho máximo entre 40 e 50m.

Tanto na escalada esportiva, como na tradicional pode-se escalar com proteção fixa ou com proteção móvel.

Escalada em Gelo:


A escalada em gelo geralmente é realizada em cachoeiras congeladas, que são as esportivas em gelo. Os equipamentos utilizados nessa modalidade são específicos, porém existem equipamentos comuns às demais modalidades, como cadeirinha, fitas e mosquetões, e alguns outros.

Escalada Mista:



Existe ainda a escalada mista, que geralmente acontece no ambiente de montanha, que mistura a escalada em gelo, e neve com a escalada em rocha.

Escalada Indoor:

Essa é a modalidade de mais fácil acesso de todas, ela acontece em ginásios, onde é possível reproduzir todas as modalidades de escalada, desde o boulder até a escalada em gelo/neve. É nessa modalidade onde ocorrem os campeonatos de escalada.

É isso aí galera, por hoje é só!
Semana que vem vou colocar uma matéria sobre o equipamento de escalada, em rocha e gelo.

Abraços e boas escaladas!