10.11.12

Veganismo

Fala galera!

Então, hoje temos uma matéria escrita por Igor D'Icarahy, que é praticamente meu primo, escalador, e agora estudante de Educação Física, e sempre vegano.


Pedi a ele para tentar explicar resumidamente o que é o veganismo, qual a filosofia, e umas dicas, para quem é ou quer ser vegano, do que levar para lanchar quando for escalar.

Qualquer dúvida, curiosidade, sugestão, ou até mesmo crítica, só entrar em contato através do formulário que direciono tudo para ele!


O que é?

Veganismo é uma filosofia de vida que visa acabar com a exploração animal. Veganos, são vegetarianos estritos, que entendem que não basta abster-se apenas de carnes, mas também de leite, queijo, ovo, mel e tudo advindo de animais. Não se vestem com couro, peles, etc... Quanto aos medicamentos, existem aquelas pessoas que apesar de serem contra os testes em animais, os usam, e há aqueles que se recusam a usa-los. Em relação aos cosméticos, já existem opções não testadas em animais e sem nenhum ingrediente advindo destes.


Por que?

O principal motivo pelo qual essa filosofia de vida é adotada é o entendimento de que animais são seres sencientes e portanto, sentem dor, medo, frio, tristeza. Recentemente, em julho deste ano, cientistas renomados da área da neurologia assinaram um manifesto afirmando que existe consciência em uma imensa quantidade de animais(todos os mamíferos, aves, polvos...). Outros pontos que contam a favor são a questão ambiental e de saúde. Alguns estudos estatísticos revelaram que vegetarianos estritos são menos afetados por uma série de doenças graves e em média possuem menos deficit de nutrientes em relação a quem não é vegetariano. Bill Gates recentemente afirmou em uma palestra:“Muitas empresas estão pegando esses produtos de origem animal – o leite, os ovos, o frango, a carne… – e achando uma maneira de fazê-los à base de plantas, que são mais baratas, provavelmente mais saudáveis, com menos crueldade envolvida e com menos emissões de gases do efeito estufa. Isto é fenomenal!”


É seguro para para quem pratica esportes?

O conselho regional de nutricionistas publicou recentemente um relatório afirmando que a dieta vegana, se bem planejada, é viável e saudável. Vários estudos demonstram não ter diferenças quanto ao desempenho. No entanto alguns nutrientes necessitam uma maior atenção: cálcio, zinco, ferro e principalmente a vitamina B12.

Vários atletas de alto rendimento atualmente adotaram esse tipo de alimentação, alguns dos mais famosos são: Jake Shields(lutador do UFC entre os top 10 da sua categoria), Mac Danzig(Campeão do The Ultimate Fighter 6), Patrik Baboumian (ganhador do Strongest Man em 2011 na Alemanha, na categoria 105 kg).


Dicas de o que levar para lanchar quando for escalar:

Não sou da área de nutrição, mas a experiência que possuo como vegano vou tentar dar alguma noção.
Pensando em praticidade, algumas opções simples são: Frutas (principalmente banana), pão integral com geléia ou pasta de amendoim, castanha de cajú.


As piadinhas mais ouvidas:

"Tem uma alface lá dentro, vou pegar pra você!"

"Você não tem pena das plantinhas? Tadinha delas."

"Você deve gostar muito de alface."(Com a variação "o que você come, alface?")

"Vai uma carninha aí? Ah é, esqueci que você só come alface." (Em quase todas tentam colocar a alface no meio)

"Ali tem bastante capim pra você se alimentar." (Quando não é com alface, é com capim)

Fonte:
Dietas vegetarianas e desempenho esportivo

PARECER CRN-3 (MINUTA) Vegetarianismo

Neurocientista explica por que pesquisadores se uniram para assinar manifesto que admite a existência da consciência em todos os mamíferos, aves e outras criaturas, como o polvo, e como essa descoberta pode impactar a sociedade

Para Bill Gates, a alimentação vegana é o futuro

Igor D'Icarahy

Por hoje é isso aí galera!
Espero que tenham gostado!

Abraços e boas escaladas!